Criatividade e Design Thinking

estruturação da oferta turística

Enquadramento

No âmbito das abordagens realizadas em Design Thinking aplicada ao Turismo, importa desenvolver a análise e a reflexão sobre casos práticos e boas práticas a implementar no mercado.

Objetivos

  • Reconhecer o papel da criatividade como fenómeno interdisciplinar;
  • Desenvolver o pensamento criativo e inovador;
  • Identificar o Design Thinking como uma abordagem colaborativa para a resolução de problemas e proposta de soluções;
  • Conhecer a abordagem, premissas e etapas do Design Thinking;
  • Aprender a utilizar um conjunto de ferramentas que permitam melhorar a nível criativo, as equipas e as organizações, nos seus desafios de melhoria continua.

Destinatários

Profissonais de Hotelaria, Turismo e Restauração; outros interessados.

Conteúdos

  • Conceptualização de criatividade
  • Os desafios criativos na estruturação de oferta turística
  • Metodologia de resolução criativa de problemas
  • Design Thinking: o que é? como funciona?
  • O Design Thinking como processo de inovação
  • Vantagens do Design Thinking
  • O processo criativo passo a passo

Outros

Obtenção de certificado sujeita a uma presença mínima de 90% na ação

Banner do Curso DTATCP

Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António

Duração

06h

Forma de Organização

 À distância

Preço

Gratuita

Data

Seg 28 a Qua 30 de Abr de 2025

Horário

das 15h00 às 18h00

Ver sessões

Curso / Seminário / Workshop

Módulo Duração Forma de Organização
Criatividade e Design Thinking 06h À distância
Módulo Criatividade e Design Thinking
Duração 06h
Forma de Organização À distância

Formador

user

ALEXANDRE PEREIRA

Com um percurso profissional multidisciplinar com mais de 30 anos, em áreas tão distintas como: educação de crianças, formação profissional de adultos, branding, comunicação, design, cultura e artes plásticas, artes culinárias. Entre as diversas atividades de sucesso que desenvolveu, foi co-fundador e Head of Branding na “Gaia Education - Design for Sustainability and Regeneration”. Esta ONG internacional, presente em mais de 58 países, na qual desenvolveu, em parceria com a UNESCO-GAP, um dos projetos mais relevantes desta organização - os Cartões ODS - como uma ferramenta integrante dos “ODS - Facilitação de Multiplicadores”. Desenvolveu vários projetos internacionais para a "ECOLISE - European network for community-led initiatives on climate change and sustainability", para o "EDSC - European Day for Sustainable Communities" e para a "UrbanA - Urban Arenas for sustainable and just cities". Nos últimos dois anos desempenhou funções executivas e de gestão de projeto para a Ashoka, uma das maiores ONG's orientadas para o impacto social, presente em mais de 95 países. Teve, entre outras, a responsabilidade de gerir o projeto "25sub25" das Academias de Conhecimento da Gulbenkian. Atualmente trabalha como coordenador de comunicação e consultor para a Stone Soup Consulting, uma consultora internacional baseada em Portugal, orientada para o desenvolvimento de projetos de impacto. Colabora desde fevereiro de 2024 com o Turismo de Portugal, como formador, facilitando várias formações na área da sustentabilidade e regeneração.